A Prefeitura de Goiânia investiu mais de R$ 246 milhões no transporte coletivo da Capital ao longo dos últimos 21 meses. Os recursos foram destinados para melhorias no sistema, como aquisição de 200 ônibus elétricos, que irão integrar a rede até o final de 2024. O modelo atualmente está em teste na linha 25, entre os terminais Bandeiras e Isidória, e realizou 2.950 viagens desde julho de 2023, com uma média de nove viagens por dia.
“O transporte coletivo em Goiânia sempre foi considerado um grande problema. Nós decidimos enfrentar esse problema com investimentos, principalmente em tecnologia. Criar alternativas para oferecer um serviço com maior conforto e qualidade para o usuário, com a vantagem adicional de impactar positivamente o meio ambiente”, explica o prefeito Rogério.
Atualmente, a Prefeitura arca com 41,2% dos aportes mensais no sistema, mesmo porcentual do Governo de Goiás. Os recursos são fundamentais para a modernização da frota da Capital, que inicia a troca gradual de modelos à combustão por elétricos. Serão 200 novos ônibus entregues até o final de 2024. Da primeira leva, com 150 ônibus, 83 serão destinados para o Eixo Anhanguera e 67 vão para o Bus Rapid Transport (BRT), que deve entrar em funcionamento até julho deste ano.
Dois veículos estão em fase de testes no trajeto entre os terminais Bandeiras e Isidória, na linha 25 desde julho de 2023. Os ônibus já fizeram 2.950 viagens no período, com uma média de nove viagens por dia. Eles possuem autonomia de 250 km, são mais silenciosos e com menor trepidação. Também contam com itens de conforto, como ar-condicionado e entradas para carregadores de celular do tipo USB, próximo ao banco dos passageiros. Os usuários ainda podem acompanhar a velocidade do veículo por meio de um velocímetro digital.
O ônibus elétrico ainda possui diferencial: a maioria dos seus componentes é de empresas brasileiras. A tração elétrica e a eletrificação possuem tecnologia E-Bus Eletra. A carroceria é da tradicional fabricante Caio eMillennium, sendo o motor, o inversor e as baterias da WEG. O chassi é da Scania, fabricado em São Bernardo do Campo (SP). O ônibus possui 15 metros de comprimento e capacidade total de cem passageiros, somando os em pé e sentados.
Bilhetes
A gestão do prefeito Rogério ganhou destaque nacional pela inovação do sistema de bilhetagem do transporte público. O formato foi premiado na 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, em São Paulo, e reconhecido como a melhor iniciativa do setor público do País que inova e transforma a mobilidade urbana.
A atual administração criou o Passe Livre do Trabalhador, que permite aos funcionários de empresas cadastradas realizarem até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados, pelo valor único de R$ 180 por mês por funcionário. O Bilhete Único, que permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino pagando apenas o valor de uma passagem. Além do Cartão Família, criado para que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados, pagando apenas o valor de uma passagem.
Ideia do prefeito Rogério, o Bilhete Meia Tarifa já está funcionando nas cidades de Senador Canedo, Nerópolis, Goianira, Trindade e Aparecida de Goiânia. Com ele, o usuário do transporte coletivo que realiza viagens de até 5 km paga apenas meia passagem.
Também foi modernizado o sistema de pagamento das passagens. Foram implantadas as opções de débito e crédito por aproximação, além das opções por WhatsApp, PIX e QR Code. Os ônibus foram equipados com biometria facial, destinada aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes beneficiados com gratuidade. Os investimentos do município ainda permitem que Goiânia seja a única Capital do País com o valor da tarifa congelado desde 2019, em R$ 4,30. De acordo com a atualização da tarifa técnica divulgada em janeiro, o valor da passagem de ônibus, sem o subsídio, estaria em R$ 9,38.
Terminais
A Prefeitura de Goiânia entregou três terminais de ônibus totalmente revitalizados para a população da Capital ao longo da gestão do prefeito Rogério. O primeiro foi o Terminal Isidória, em julho de 2020, uma obra com custo de R$ 19,5 milhões e projetada para ser uma das principais plataformas do modal. O Terminal Paulo Garcia foi o segundo entregue pela administração, em abril de 2023. A plataforma integra o Trecho II do BRT Norte-Sul, que liga o Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória. O terceiro foi o Terminal Hailé Pinheiro, localizado na Avenida Goiás Norte com a Perimetral Norte, conta com mais de 10 linhas na operação.
Fotos: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia