Dângela Guimarães e Patrik Cardoso foram campeões do Grand Slam de Taekwondo, no Rio de Janeiro; atletas irão participar do pan-americano, em maio, e buscam vaga nos Jogos Olímpicos de Paris
No domingo, 10, dois atletas de Aparecida de Goiânia fizeram bonito no Grand Slam de Taekwondo, no Rio de Janeiro. O Grand Slam 2024 foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e proporciou aos atletas a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conquistar uma posição de destaque no cenário nacional.
Dângela Guimarães, 23 anos, venceu as três lutas que disputou e faturou a medalha de ouro na categoria até 46 quilos, na Arena Carioca 1. A vitória garante a atleta no Pan-Americano de Taekwondo, que será disputado em maio. Além disso, ela será titular da Seleção Brasileira da modalidade esportiva pelo segundo ano consecutivo.
“Estou me dedicando muito. A preparação é intensa com treinamentos físicos, técnicos e tem ainda a questão psicológica. Não tenho dúvida que o pan-americano será muito importante para continuar com chances de conquistar vaga nos Jogos Olímpicos de Paris”, diz Dângela.
Patrik Cardoso, 23 anos, também venceu as três lutas que disputou, assegurando a medalha de ouro e vaga pela primeira vez no time titular da seleção nacional. “Em maio, irei disputar o pan-americano e imagino que antes será realizado um período de treinamento com a seleção brasileira, no Rio de Janeiro mesmo”, comenta.
As conquistas recentes e o primeiro lugar no ranking brasileiro, na categoria acima de 87 quilos, credenciaram Patrik para brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A vaga de titular no time brasileiro aumentou a expectativa do atleta. “Estou treinando bastante e, agora, vai depender muito do meu desempenho no camping da seleção e também no pan-americano. Vou seguir trabalhando para, quem sabe, ter a oportunidade de representar Aparecida de Goiânia nas Olímpiadas 2024”, completa.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, parabenizou os atletas e disse que está torcida para que ambos conquistem a tão sonhada vaga olímpica. “Esses dois meninos, assim como tantos outros atletas, representam muito bem nossa cidade em competições nacionais e internacionais. Parabéns para Dângela e também para o Patrik! Estamos na expectativa para ver a bandeira de Aparecida nas Olimpíadas”.
Apoio
Patrik e Dângela são beneficiários do Aparecida Compete. O Programa da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, assegura a participação de atletas de alto rendimento em competições regionais, estaduais e internacionais.
O repasse financeiro, mediante comprovação dos gastos, assegura a inscrição nas competições, passagens terrestres ou áreas, hospedagem e alimentação dos atletas que representam Aparecida de Goiânia.
“O Aparecida Compete representa uma virada de chave no esporte de nossa cidade. Hoje, temos dezenas de atletas percorrendo o mundo e representando muito bem Aparecida. Antes, muitos até conquistavam vaga nas competições, mas não participavam porque não conseguiam comprar uma passagem ou até mesmo não tinham o dinheiro para a hospedagem”, explica o secretário de Esporte, Gerfeson Aragão.
Aragão acrescenta ainda que a administração municipal também oferece infraestrutura adequada para preparação dos atletas locais. “Temos vários espaços utilizados nos treinamentos como, por exemplo, o Estação Cidadania-Esportes, na Região Leste, temos o Centro Olímpico e ginásios que estão sendo reformados. Aparecida de Goiânia entende o esporte como investimento e não como gasto”, completa o secretário.