As autoridades estão no estado para a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que acontece na sede da Emater Goiás até sábado (03/08).
“Na Emater o agricultor familiar e o assentado têm suas realidades transformadas. Para mim, a Emater é o ponto de alavancagem da inclusão social dos Estados”, disse Caiado.
Por meio do trabalho das Emateres, os agricultores familiares e assentados têm acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia agropecuária, além de receber informações sobre mercado, consumo, poder aquisitivo, comercialização e outros temas importantes para o bom desempenho da atividade.
“O governador Ronaldo Caiado se empenha todos os dias para fazer com que a Emater Goiás cresça, se desenvolva e para que cada vez mais consigamos atender aos nossos produtores rurais, fortalecendo o homem do campo”, destacou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.
A assembleia reúne os dirigentes das instituições públicas de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para debater assuntos relevantes para o fortalecimento das entidades em todo o país.
“Esse encontro é um momento histórico em que estamos representando quase 22 mil profissionais que estão em mais de 5 mil municípios. O serviço desempenhado pela Emater é essencial para o Brasil e para a agricultura familiar”, ressaltou o presidente da Asbraer, Luciano Brandão.
No encontro, a equipe da Emater Goiás apresentou os principais programas e projetos desenvolvidos no estado. As delegações visitarão fazendas em Pirenópolis e Hidrolândia que são modelo em turismo rural.
“Com o trabalho de vocês estamos atingindo o reconhecimento pela nossa capacidade produtiva e respeito pelo meio ambiente, que tem a capacidade cada vez maior de gerar riqueza para o nosso país. Agora precisamos fazer com que essa riqueza chegue até o produtor rural”, finalizou Caiado.
Asbraer
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de junho de 1990. A associação há mais de 30 anos mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de promover o diálogo com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária.