Desde o início da gestão do prefeito Rogério, em janeiro de 2021, Goiânia testemunha um verdadeiro compromisso com os serviços de saúde oferecidos à população da capital goiana. Sempre tratada com prioridade, a administração buscou superar todos os desafios ao longo de três anos, e o investimento na área ultrapassou a média de 21,4% dos recursos próprios, somente em 2023, índice que ultrapassa os 15% previstos na legislação, o que representa mais de R$ 220 milhões. A aplicação responsável dos recursos reflete em uma melhoria na assistência à população e na infraestrutura das unidades.
“Desde que assumimos a gestão municipal, ainda com o impacto da Covid-19, tratamos o tema como prioridade, e não poupamos esforços para enfrentar de frente todos os reflexos da pandemia. Ainda assim, nunca se investiu tanto na saúde como atualmente. Temos avançado tanto na qualidade da assistência à população quanto na melhoria da estrutura física das unidades de saúde”, afirma o prefeito Rogério, ao enumerar que três Unidades de Saúde da Família (USFs) tiveram suas obras retomadas e concluídas pela atual gestão.
Além dessas que foram entregues, o prefeito lembra de outras 65 que foram totalmente reformadas. “Nós revitalizamos 65 unidades de saúde, e há nove obras em andamento. Nesta semana iniciamos a revitalização do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Novo Horizonte e na lista há outras unidades que também passarão por melhorias. Estamos fazendo algo que nenhum gestor fez antes. Boa parte das unidades estava com problemas estruturais havia anos e estamos resolvendo tudo”, anuncia o prefeito.
Dentre essas obras entregues, ressalta-se a da revitalização do Centro de Atenção Integrada à Saúde Deputado João Natal (Cais Vila Nova). Fundado há 15 anos, só agora passou por revitalização completa. Dentre os outros serviços realizados estão instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes, troca de cadeiras e longarinas na recepção, impermeabilização de toda a laje, recuperação do telhado, revisão nas redes elétrica e hidráulica, troca de portas, pintura geral, instalação de bancadas e cortinas na sala de estabilização e instalação de gases medicinais.
Das nove obras que estão em andamento, duas têm destaque pela complexidade e importância para a cidade. A primeira é a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Guanabara (UPA Guanabara), que quando concluída será a maior unidade de urgência e emergência de Goiânia. As obras estão em franco desenvolvimento e serão entregues à população neste ano. A segunda é o Centro de Referência em Ortopedia (Crof), que ganhará três novas salas para pequenas cirurgias, sala de repouso e enfermaria, algo que não havia antes na unidade especializada.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) — Prefeitura de Goiânia