Duzentos e sessenta e três policiais militares goianos receberam, nesta quarta-feira (06/03), os diplomas de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). A cerimônia de formatura, realizada no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB, em Aparecida de Goiânia, contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, que aproveitou a oportunidade para reforçar a confiança no trabalho da Polícia Militar:
“Não vivemos uma ‘sensação de segurança’ em Goiás. Aqui é segurança é real, porque a polícia está preparada, pronta para o combate”.
SARGENTOS
Com o diploma de conclusão do CAS, os 263 sargentos que integraram a Quarta Turma de 2023 atingiram um novo nível de especialização profissional e ficaram aptos a progredir na carreira. Como forma de homenagem, a turma levou o nome do 2º sargento PM Marcos Carvalho Batista.
Aluno do curso, Carvalho foi diagnosticado com uma enfermidade grave no primeiro dia de aula e acabou submetido a uma cirurgia de alto risco. O problema não o impediu de concluir a formação. “Superou o momento difícil e hoje está em condições de atender a população goiana com seu serviço”, exaltou Caiado.
Madrinha da turma, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, declarou “admiração incondicional” à corporação e mencionou avanços do Estado na segurança pública, como a queda histórica dos principais índices de criminalidade.
“Vocês são referência no Brasil. A qualidade de vida do povo goiano mudou. Em um país cada vez mais mergulhado na violência, e tomado pelas facções criminosas, nós, goianos, podemos viver em paz e correr atrás dos nossos sonhos com segurança”, afirmou.
Coordenado pelo capitão Francisco de Paulo Chagas Souza, o curso foi ministrado nas dependências do Comando da Academia da Polícia Militar de dezembro de 2023 a março de 2024. Os alunos cumpriram uma carga horária de 748 horas de atividades. Com isso, tornam-se policiais mais bem preparados para entregar um serviço de excelência à comunidade goiana.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar, disse que a turma é formada por policiais com média de 20 anos de corporação. “São policiais de todo o estado que foram capacitados nas áreas operacional e intelectual”, explicou.
Os concluintes do CAS se credenciam agora para a graduação de primeiro sargento. “É muito orgulho poder fazer uma formatura tão grandiosa, e ver a PM de Goiás ser referência para todo o país”, acrescentou.
O evento contou com uma série de homenagens. Entre elas, aos primeiros colocados na turma — 1º sargento Gleidson dos Santos Matos e 2º sargento Marcos José de Souza, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
O policial com mais tempo de serviço formado pelo CAS, 2º sargento Gilmar Donizete Pimenta, também recebeu reconhecimento pelos quase 33 anos de carreira. Outra homenagem foi feita a sete policiais femininas que completam, nesta semana, 30 anos de serviço à PM.