A Prefeitura de Caldas Novas, através da Lei Complementar 218/2024, criou o cargo de Agente da Guarda Municipal, de provimento obrigatório por concurso público; estabeleceu o plano de carreira e organização da Guarda Municipal; e ainda, autorizou reenquadramento dos Agentes de Transito do Município. O documento, de autoria do executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal em fevereiro deste ano.
Os servidores concursados da Superintendência Municipal de Segurança e Mobilidade, que optaram pelo reenquadramento de quadro, estão participando um curso de formação, obrigatório para atuarem na Segurança Pública Municipal, e com duração de 60 dias. Há previsão ainda, para a realização de um concurso público, para o preenchimento de todas as vagas previstas por Lei.
A primeira etapa da capacitação está sendo realizada pelo Governo de Caldas Novas, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP Brasil (especializado em formação de Guardas Civis) e Faculdades Integra, para formação e capacitação dos Servidores da SSM. “O intuito é preparar a equipe para implantação da GCN com equipe qualificada e preparada”, destacou o superintendente, Murilo Henrique de Almeida.
A força de segurança atuará com patrulhamento, bem como com rondas preventivas, além de proteger o patrimônio público. A solenidade de lançamento do curso de formação para a Guarda Municipal de Caldas Novas – GCN e aula inaugural, acontecerá nesta sexta-feira, às 17h, na Câmara Municipal.